domingo, 26 de junho de 2011

Suplementos alimentares


Suplementos alimentares são substâncias sintéticas ou isoladas de algum alimento, que têm por função suprir alguma necessidade extra de algum nutriente.

Existem suplementos de todos os tipos, sejam eles protéicos, glicídicos, lipídicos, vitamínicos, minerais, entre outros. Estes podem ser utilizados tanto por atletas como por pessoas normais,  ou até por pessoas com alguma patologia ou deficiência de algum nutriente.

É muito importante frisar que tudo aquilo que se têm em forma de suplementos, existe na natureza em forma de alimentos e que nada substitui o alimento em si. Não se sabe o porquê, mas parece bastante óbvio, o resultado obtido com o uso de suplementos não é igual ao obtido com alimentos, sejam esses resultado estéticos, ou para fins de saúde. Sendo assim, sempre que pudermos optar pela fonte natural, esse deve ser o caminho. O próprio nome já diz, eles são suplementos alimentares e não alimentos.

Mas então porque utilizar os suplementos? Essa resposta pode ser respondida de várias formas, muitas vezes é inviável realizar a quantidade de refeições que um atleta, por exemplo, precisa fazer. Ou mesmo uma pessoa que trabalha durante todo o dia e não tem disponibilidade de tempo para preparar todas as refeições. Enfim, uma gama de opções podem ser citadas, mas a idéia central é que os suplementos são práticos e, com algumas exceções, eficientes.

Musculação e suplementação

O público que mais se utiliza dos suplementos alimentares é sem dúvida o pessoal das academias, mesmo que erroneamente.

Na musculação pode-se utilizar quase que todos os tipos de suplementos existentes no mercado. Claro que deve ser levado em consideração o objetivo do praticante, as necessidades de acordo com as características do indivíduo entre outros fatores. Por isso é muito importante que, antes de sair tomando tudo aquilo que dizem ser bom, seja feita uma consulta com um profissional da área, para que o mesmo estabeleça essas quantidades e otimize o resultado com o máximo de segurança.

Suplementos protéicos e aminoácidos

Quando falamos de músculos, imediatamente os associamos à idéia de proteínas. Excetuando-se a água, as proteínas são os principais constituintes das fibras musculares. Portanto, é natural querer utilizar proteínas quando se deseja aumentar a massa muscular. As proteínas não servem apenas como matéria-prima para os músculos: elas também são poderosos estimuladores da síntese de proteínas musculares (Cayol, 1997).

Quando consumimos proteínas, estas são divididas em aminoácidos pelo aparelho digestório e,em seguida, absorvidas sob essa forma.

No nosso organismo existem duas grandes categorias de aminoácidos: os essenciais e os não-essenciais. Aminoácidos essenciais são aqueles que nosso organismo não é capaz de sintetizar e deve ser adquirido através da alimentação. Os não-essenciais são aqueles que podem ser sintetizados pelo corpo a partir de outros aminoácidos.

Os atletas ou praticantes avançados de musculação têm maiores necessidades de proteínas. Algumas razões podem justificar isso:

- O turnover de proteínas é aumentado pelo esforço físico;

- Uma parte da energia muscular é produzida a partir dos aminoácidos;

- O treinamento promove inflamação, gerando citocinas que atacam os músculos (fatores que continuarão a degradação protéica por um longo período após o esforço);

- Indivíduos com maior quantidade de massa muscular necessitam de maior quantidade energética e de proteínas para manter esse tecido altamente bioativo;

- A perda de aminoácidos pela urina e pelo suor é aumentada pelo esforço físico (Liappis, 1979).

Existe uma infinidade de fatores que justificam tal afirmativa, citamos apenas alguns para demonstrar isso. O fato é que os suplementos protéicos são úteis para essas pessoas e se usados corretamente, podem acelerar os resultados com uma certa praticidade.

No mercado encontramos muitos tipos de suplementos protéicos como o Whey protein (proteína do soro do leite), a caseína (proteína mais abundante do leite), albumina (proteína do ovo), sem falar dos aminoácidos: BCAAs, glutamina, arginina, etc. A título de exemplo falaremos um pouco dos BCAAs.

BCAAs

Os BCAAs (Branched-chain amino acids ou aminoácidos de cadeia ramificada) são três aminoácidos essenciais: Leucina, isoleucina e valina. Estes constituem aproximadamente um terço das proteínas musculares. Como já foi dito, o organismo não produz tais aminoácidos, os mesmos só podem ser obtidos através da alimentação (ou suplementação no caso). Os BCAAS são metabolizados pelos músculos e não pelo fígado. Essa propriedade garante energia para os músculos durante exercícios de longa duração e ainda reduz a taxa de degradação de proteínas musculares durante o exercício.

Desses três, a leucina é o que possui mais poder sobre o anabolismo, mas necessita dos outros dois para produzir uma ação durável. Em um estudo realizado com indivíduos sedentários confinados ao leito por seis dias mostrou que uma ingestão de 50g de BCAAs por dia conseguiu manter a síntese de proteínas em um nível estável (Stein, 1999). Por causa desse aumento na ingestão, houve um decréscimo de 20% nas perdas de nitrogênio através da urina, que refletem a eliminação de proteínas corporais.

Concluindo, se os BCAAs causam esse efeito em indivíduos sedentários, é certo que indivíduos treinados também terão bons resultados já que estes diminuem o turnover de proteínas, favorecendo maior recuperação e crescimento muscular, sem falar no aumento de energia para realizar as atividades físicas.

Referências Bibliográficas:

DELAVIER, F. & GUNDILL, M. Suplementos alimentares para atletas, Ed. Manole, 1ª Ed, 2007.

Postado por: Daniel Miranda Galvão  11/0027230

Um comentário:

  1. Depois de acabar o exercício físico não se esqueça de tomar um suplemento para recuperação muscular.
    Deixo como exemplo batido fórmula 1.
    De uma visita de olhos ao meu website www.formaperfeita.Weebly.com

    ResponderExcluir