sábado, 25 de junho de 2011

Benefícios da atividade física na terceira idade

 Se você acha que já passou da idade para fazer exercícios físicos, saiba que a prática de atividade física regular traz benefícios tanto físicos quanto psicológicos em qualquer idade. A prática de esportes se torna ainda mais importante na terceira idade, estudos comprovam que a prática de exercícios físicos regulares pode manter o corpo de 10 a 15 anos mais jovem.
Um dos grandes beneficiados pela prática de atividade física é o coração, que pode manter-se jovem e forte, batendo de 50 a 70 vezes por minuto bombeando sangue para todo o corpo. Já o coração do indivíduo sedentário poderá precisar bater de 80 a 100 vezes para bombear a mesma quantidade de sangue. Os malefícios para quem não é praticante de atividade física são: cansaço, má oxigenação dos músculos, circulação ineficiente, além de inúmeras doenças que podem ser adquiridas ao longo do tempo.
Os exercícios físicos podem trazer, além de bem-estar, a prevenção de inúmeros problemas que dificultam a qualidade de vida dos idosos. Estudos comprovam que a prática de atividade física associada a uma dieta rica em cálcio ajuda no fortalecimento dos ossos e na prevenção da osteoporose. O fortalecimento dos músculos, a prevenção de problemas posturais e de coluna, a manutenção do bom funcionamento das articulações, a flexibilidade, o controle da pressão arterial, a prevenção da hipercolesterolemia, a melhora na digestão, o aumento do apetite, a redução do estresse, a melhora do humor e a redução de problemas com insônia são outros benefícios da prática dos exercícios físicos.
A verdade é que praticar esportes faz bem para indivíduos em qualquer idade, mas para idosos se torna ainda mais importante. Auxilia na autoestima, na saúde e até mesmo na vida social. Deve-se contar com o acompanhamento de um profissional da área para a prática de exercícios físicos, beber muita água, dormir no mínimo oito horas por dia e manter uma dieta balanceada. Com essas dicas pode-se promover a qualidade de vida dos idosos. É só começar!


Postado por Carolina Meireles de Almeida
Bibliografia:



Nenhum comentário:

Postar um comentário