terça-feira, 21 de junho de 2011

O que comer antes e depois da atividade física?

O Carboidrato é a principal fonte de energia para o corpo. Ele é armazenado na forma de glicogênio e  utilizado para proporcionar um bom rendimento durante o exercício físico. Deve ser ingerido antes da prática da atividade física, já que a falta de glicose (ocasionada pela falta de carboidrato na forma de glicogênio) faz com que o organismo tenha uma maior dificuldade em utilizar os lipídeos e ainda ele poderá utilizar a proteína para a produção de ATP. Pessoas que praticam atividades físicas devem ingerir uma determinada quantidade de carboidratos pois estes representam energia imediata para o corpo. Vale lembrar que para quem quer emagrecer o carboidrato deve ser ingerido antes da atividade física para ter energia e evitar perda muscular (massa magra), dando preferência aos alimentos com baixos índices glicêmicos que dão a sensação de saciedade.  
As proteínas não devem ser utilizadas como fonte energética já que suas principais funções são o crescimento e a manutenção de tecidos. Caso a ingestão de lipídeos e carboidratos não seja suficiente, a função da proteína será desviada e a pessoa não terá crescimento muscular. O ideal é ingerir a proteína pós-treino associada a um carboidrato com alto índice glicêmico (eles têm ingestão rápida e energia imediata). A proteína ajuda na recuperação das pequenas lesões ocorridas no músculo e o carboidrato ajuda a recuperar energeticamente, já que parte ou toda a reserva de glicogênio foi gasta durante a prática da atividade. Estudos mostram que em uma ou duas horas após a atividade física os músculos restauram suas reservas de glicogênio mais rapidamente. Após a prática física é importante comer antioxidantes para evitar a multiplicação de radicais livres na musculatura.
Além disso, para um bom desempenho físico, é necessário comer antes e depois da prática da atividade física, já que uma conseqüência do jejum é a perda de massa magra, além do fato de que a alimentação pré- atividade garante o fornecimento adequado de energia para a prática da mesma. É importante também manter uma alimentação balanceada, alimentando-se pelo menos cinco vezes ao dia.   Durante atividade física é preciso manter a hidratação para repor as perdas que ocorrem através da transpiração e, após o exercício, a alimentação é essencial para repor a reserva de carboidrato gasta.
                Em quais alimentos buscar as proteínas e carboidratos desejados? Para esclarecer segue uma reportagem feita pela produção do Jornal Hoje, na qual há exemplos de alimentos adequados para comer antes e depois do exercício físico.


Bibliografia:
http://www.saudeemmovimento.com.br/conteudos/conteudo_frame.asp?cod_noticia=1235


Postado por: Laíssa Batista A. do Vale

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário