quinta-feira, 2 de junho de 2011

Exercício físico relacionado ao emagrecimento e ao desenvolvimento da aptidão física


   A cada ano o índice de pessoas com sobrepeso ou obesas aumenta. Isso se deve, dentre muitos outros aspectos que não serão focados neste tópico, ao fato das pessoas não se alimentarem bem, juntamente com o sedentarismo. Os exercícios físicos não emagrecem, como costuma-se dizer, mas sim, ajudam o organismo a trabalhar melhor, queimando gordura mais rápido e proporcionando uma perda de peso de forma saudável.

   A obesidade ocorre quando o equilíbrio energético do corpo se torna positivo, ou seja, mais energia é consumida do que gasta. A atividade física se torna fundamental no combate à esta doença porque mantém baixo o conteúdo gorduroso total do corpo, assim como também reduz o ritmo de acúmulo dos adipócitos: os AGLs (ácidos graxos livres) são combustíveis importantes em nosso organismo e são considerados, assim como os carboidratos, substratos de importância primária para o recurso energético. São armazenados, em sua maioria, tanto na forma de triglicerídeos nas células adiposas como nas células musculares.  Com a lipólise, os triglicerídeos são quebrados e transformados em AGLs e glicerol. Esse processo ocorre no jejum, dieta hipocalórica, desnutrição e também no exercício. A intensidade e duração da atividade física ira determinar a lipólise,  precisando de uma atividade leve à moderada para sua maior mobilização. Para que os AGLs sejam utilizados como fonte de energia, eles se ligam à proteína albumina, a qual vai transportá-los pelo sangue até chegarem ao músculo (durante o exercício as catecolaminas estimulam o aumento da lipólise dos triglicerídeos, enquanto aumenta o fluxo sanguíneo no tecido adiposo e no músculo.).

   Portanto as atividades físicas que devem ser escolhidas quando o indivíduo quer emagrecer são aquelas que exigem uma liberação de energia a longo prazo, as aeróbicas, e ao mesmo tempo, dentro de suas capacidades físicas.Esses tipos de exercício são mais eficientes na perda de peso porque neles predomina a produção de energia pelas vias que utilizam o oxigênio, envolvendo atividades de pouca ou moderada intensidade e uma longa duração (Caminhadas, por exemplo.). Esse período de tempo (normalmente, o recomendado é 1 hora) é importante no emagrecimento porque é com esta duração que os depósitos de glicogênio começam a demonstrar significativas reduções e assim as gorduras tornam-se as mais importantes fontes de energia. Como exemplo de atividades que promovem estas alterações pode-se citar a natação (gasto energético é de 600 kcal por hora), o ciclismo (300 a 600 kcal por hora), a caminhada (300 a 400 kcal por hora), a ginástica aeróbica (400 kcal por hora), a hidroginástica (450 kcal por hora), o judô (720 kcal por hora), a corrida (600 kcal por hora) e até a musculação (400 kcal por hora), apesar de muitos profissionais, erroneamente, afirmarem que na musculação só existe trabalho anaeróbico. Obs.: o gasto calórico ocorre de acordo com o peso e metabolismo de cada pessoa. No caso, baseou-se em um indivíduo de 70kg.




   Além do emagrecimento pela utilização de gordura como fonte predominante para a produção de energia, a prática regular de atividades aeróbicas também traz outros grandes benefícios ao organismo humano: o aumento da capacidade de resistência (o organismo se acostuma às atividades, podendo suportar exercícios mais intensos com o tempo), o aumento da confiança nos lipídios como combustível energético, o aumento da capacidade das mitocôndrias de gerar ATP por meio da fosforilação oxidativa, elevação do metabolismo basal, diminuição do risco de várias doenças e melhoria do suporte psicológico e social pelos sentimentos de bem estar e auto estima que o agora ex-obeso passa a sentir. Porém, estudos comprovam que pessoas que se exercitam sem regulação adequada da alimentação (controle adequado da quantidade de calorias ingeridas) não atingem o objetivo de emagrecer, já que a atividade física isoladamente tende a ser ineficaz.


                    http://www.proximus.com.br/news/

Postado por Giuliana M. Moura

Nenhum comentário:

Postar um comentário