domingo, 3 de julho de 2011

Benefícios do excercício para quem possui colesterol alto

O colesterol é insolúvel em água e, consequentemente, insolúvel no sangue. Para ser transportado através da corrente sanguínea ele se liga a diversos tipos de lipoproteínas, partículas esféricas que possuem no seu centro lípideos apolares (esteres de colesterol e triacilglicerol) rodeado por uma camada de colesterol e fosfolipideos em que se encontram associadas moléculas de proteínas comumente chamadas de apoproteínas. Essas lipoproteínas são classificadas de acordo com a sua densidade:
1-      VLDL  - São produzidas no fígado e contém apo B-100. Essa lipoproteína é composta principalmente por triacilgliceróis e sua função é transporta-lo do fígado para os tecidos periféricos. O triacilglicerol será hidrolisado pela enzima lipase e os ácidos graxos serão liberados para os tecidos e consequentemente metabolizados intracelularmente. Com a perda de triacilglicerois a VLDL pode coletar mais colesterol e se transformar em LDL.  
2-      LDL – São responsávei por transportar o colesterol do fígado para os tecidos. São pequenas e densas o suficiente para se ligarem às membranas do endotélio (revestimento interno dos vasos sangüíneos). A LDL é inapropriadamente chamada de colesterol ruim ou mau colesterol. Tanto a VLDL como a LDL serão removidas pelo fígado por intermédio da ligação com receptores específicos. O receptor da LDL é também denominado receptor B, E. A expressão desses receptores regula a concentração sanguínea de colesterol.   
3-      HDL – Transportam o colesterol livre dos tecidos extra-hepáticos para o fígado. São referidas de forma inadequada como “colesterol bom”, devido  a sua capacidade de absorver os cristais de colesterol, que começam a ser depositados nas paredes arteriais/veias.


             O excesso de ingestão de gordura, principalmente a saturada pode acarretar no desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Isso ocorre porque os ácidos graxo saturados elevam a colesterolemia (nível de colesterol no sangue), já que eles reduzem a quantidade de receptores B,E  o que inibe a remoção do LDL  e em função da sua estrutura retilínea uma quantidade maior de colesterol entra nas partículas de LDL. Por isso alimentos ricos em gordura saturada devem ser evitados. Os ácidos graxos provenientes da gordura trans também devem ser evitados já que eles possuem estrutura semelhante a da gordura saturada porém eles são ainda piores, já que eles elevam a LDL e reduzem a HDL. Já no caso da gordura insaturada ela é menos prejudicial, porém ela diminui a concentração plasmática de HDL e induz maior oxidação lipídica. Alimentos como margarinas vegetais podem conter as gorduras trans. Já a gordura do leite e a gordura da carne são ricas em ácidos graxos saturados. É por esse motivo que o excesso desses alimentos deve ser evitado.  
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, os níveis ideais de colesterol no sangue devem ser:

- Colesterol Total - abaixo de 200mg/dL de sangue;
- Bom Colesterol (HDL) - acima de 35mg/dL de sangue;
- Mau Colesterol (LDL)-abaixo de 130mg/dL de sangue.
Para controlar os níveis de colesterol no sangue recomenda-se a prática da atividade fisica, pois o treinamento físico pode aumentar a HDL-C. As possíveis razões para esse aumento são:
1-       A VLDL troca triacilgliceróis por ésteres de colesterol com a HDL por intermédio da proteína de transferência de éster de colesterol (CETP). Durante a atividade física a lipoproteína lipase tem sua atividade intensificada e como conseqüência há uma diminuição dos triglicerídeos plasmáticos que são utilizados para a produção de ATP intracelular. Como terá menos triacilgliceróis ocorrerá menos trocas por meio da CETP e a concentração de HDL associada a colesterol será maior.

2-      A metabolização da VLDL e quilomicrons através da lipoproteína lipase, devido à necessidade de utilizar os triacilglicerois para gerarem ATP, aumenta a concentração de HDL. Isso ocorre porque durante o catabolismo da VLDL e dos quilomicrons pode haver a liberação de componentes como fosfolipídios e APO A-1 que irão formar HDL. 

3-      Como durante a atividade física intensificada a atividade da lipoproteína lipase aumenta a quantidade de triacilglicerois diminui. É possível que quando as células ficam com uma quantidade menor de triacilglicerois, o colesterol também possa ser mobilizado e liberado para a HDL.     

A atividade física além de aumentar a HDL-C pode também reduzir o nível de triacilglicerol e LDL-C. Então, como já citado no post sobre Síndrome metabólica e o exercício físico, os níveis aumentados de LDL-c aumentam a chance de oxidação da mesma, sendo que a LDL oxidada está associada à formação de placas de gordura na artéria o que pode levar a aterosclerose. Apesar de a atividade física aumentar o consumo de oxigênio, o que poderia resultar em um aumento no processo de oxidação da LDL, ela na verdade faz com que haja uma redução da LDL  oxidada e a um menor risco de aterosclerose. A LDL de indivíduos treinados apresenta menor suscetibilidade à oxidação que a LDL de controles sedentários.


Bibliografia:
TIRAPEGUI, J. Nutrição: Fundamentos e aspectos atuais. São Paulo, 2ª ed. Atheneu, 2006
Postado por: Laíssa Batista A. do Vale

Um comentário:

  1. Ola! SOu estudante de curso de farmacia e achei o seu post muito interessante, pois encontrei exatamente o que procurava no que e tange a relacao entre a actividade de lipase de lipoproteinas e a realizacao dos exercicios fisicos, e achei tmbm interessante o facto de as as LDL para fomar placas ateroscleroticas necessitavam de O2. Keep going!

    ResponderExcluir