sexta-feira, 1 de julho de 2011

Watch N'Ask

(De Abobrinhas da Mídia - Naara Souza, Nilsa Langa, Clecildo, Rodrigo Santos, Jamily S.) Qual é a vantagem da suplementação de dextrose, considerando o fato de que é possível obter energia pela alimentação? 

 "A preparação nutricional para um esforço futuro é iniciado imediatamente após você ter terminado um treinamento. Com a reidratação, a velocidade da síntese do glicogênio muscular é provavelmente o fator número um para uma recuperação rápida" (Delavier, 2007).


Com essa ideia, respondemos a pergunta. Sim, é possível obter energia a partir dos alimentos, e todos os nutrientes existentes em suplementos alimentares estão disponíveis na natureza em forma de alimento. Sendo assim, qual o motivo da suplementação com dextrose?

Dextrose nada mais é que a D-Glicose, ou seja, glicose na sua forma pura e isolada em pó solúvel. É um suplemento utilizado, normalmente, no pós-treino e não antes do treinamento. Se fosse utilizado antes do treino, seu objetivo seria fornecimento de energia para a atividade, mas não é o caso.


O objetivo dos carboidratos são: fornecimento de energia e recuperação do glicogênio muscular utilizado nas atividades físicas. O uso de dextrose se encaixa no segundo caso. Como foi dito em nossa apresentação, o maior benefício de todos os suplementos é a questão de praticidade. Quanto antes for iniciada a recuperação após um exercício de alta intensidade, melhor será o resultado. Por esse motivo lançamos mão da dextrose, esta pode ser levada para a academia e ingerida imediatamente após o término da atividade. Com isso, geramos ali mesmo um aumento da glicemia com posterior pico de insulina que vai sinalizar o início da ressíntese do glicogênio muscular.


A resposta é basicamente essa, a grande vantagem é a facilidade e antecipação do início da recuperação pós-treino utilizando a dextrose.



Referências Bibliográficas:

DELAVIER, F. & GUNDILL, M. Suplementos alimentares para atletas, Ed. Manole, 1ª Ed, 2007.

Postado por: Daniel Miranda Galvão  11/0027230

Nenhum comentário:

Postar um comentário