quarta-feira, 6 de julho de 2011

Bons sonhos!

Muito já se ouviu falar que exercícios físicos auxiliam em uma boa noite de sono. O principal motivo de acreditar-se nisso é o fato de que a prática de atividades físicas faça com que haja liberação de endorfina, hormônio hipofisário que melhora a memória, o bom humor, o sistema imunológico, aumenta a resistência e a disposição física e mental, bloqueia lesões dos vasos sanguíneos, possui efeito “antienvelhecimento” por remover os superóxidos e alivia dores.
A endorfina é liberada pela glândula pituitária juntamente com outros hormônios, como GH (hormônio do crescimento) e o ACTH (hormônio adrenocorticotrófico que estimula a produção de adrenalina, a qual regula a pressão sanguínea e estimula quebra de glicogênio, e cortisol, que regula o metabolismo da glicose).
“As concentrações de endorfina encontradas após um exercício aeróbio (com cargas crescentes de intensidade) e outro anaeróbio (durando 1 minuto no máximo) foram muito semelhantes. No exercício aeróbio alto nível de endorfina foi encontrado após alcançar o início do exercício anaeróbio (cerca de 75% do VO2 máx). Observou-se também o aumento semelhante entre o ACTH e a endorfina, alcançando seu pico no final da corrida e retornando aos níveis de repouso após 24 horas.”
Vale ressaltar que apenas exercícios regulares e com intensidade moderada trazem os benefícios esperados, uma vez que é a intensidade e duração do exercício físico que determina a concentração de endorfina no sangue, já que ela é liberada gradualmente ao longo da atividade. Além disso, atividades com alto nível de stress emocional causam descarga de adrenalina que persiste durante muito tempo após a realização da atividade, o que prolonga o período de alerta, prejudicando a qualidade do sono.
Sendo assim, a prática regular e corretamente orientada de exercícios físicos auxilia na qualidade e no tempo de sono, trazendo consequência positivas no desempenho físico, disposição e nas horas de relaxamento!
A revista Saúde fez uma reportagem sobre a prática de atividades físicas e o sono! Confira!






Bibliografia:

Postado por Patricia Kaipper

Nenhum comentário:

Postar um comentário