sexta-feira, 8 de julho de 2011

Frutose e a Dislipidemia

Artigo : Consuming fructose-sweetened, not glucose-sweetened, beverages increases visceral adiposity and lipids and decreases insulin sensitivity in overweight/obese humans.

     A frutose é um importante carboidrato encontrado no organismo humano e na maioria das plantas. Seu nome é originário da palavra latina fructus, já que as frutas são importantes fontes de frutose. Atualmente, todavia, a frutose é uma forma de açúcar encontrada em muitos alimentos industriais  consumidos diariamente  e, ao contrário da glicose, não estimula a secreção de insulina e leptina, e sim de hormônios ligados à estimulação do apetite, o que sugere que esta substância, em excesso, favoreça o ganho de peso e a obesidade (além disso, o aumento no consumo de frutose pode induzir disfunções metabólicas,
cardiovasculares e autonômicas comuns na síndrome metabólica.).
     Outro aspecto importante quanto a esse açúcar é o fato de seu consumo demasiado ou predominante causar dislipidemia (aumento de triglicerídeos na corrente sanguínea). Isso pode ser explicado pela capacidade da frutose de produzir lipídios por meio dos compostos intermediários como o glicerol e o gliceraldeído : estudos em animais e em seres humanos demostraram aumento nos triglicerídios após a ingestão de dietas contendo frutose quando comparadas às dietas com carboidratos mais complexos e outros açúcares. Há aumento da síntese de gordura em detrimento da gliconeogênese, e esse aumento ocorre pela maior síntese hepática de glicerol e de ácidos graxos, 1,4 a 18,9 vezes, quando comparamos com a glicose. Ademais, o aumento da atividade das enzimas lipogênicas no fígado resulta em maior síntese de lipídios, e, como conseqüência, níveis mais elevados de lipídios totais na circulação e de lipoproteínas de muito baixa densidade (VLDL).
     Em seres humanos, alguns grupos são mais suscetíveis a apresentar hipertrigliceridemia após a ingestão de frutose, como mulheres pós-menopausa, homens hiperinsulinêmicos e diabéticos tipo 2. Outro fator importante é a ação conjunta de gordura e frutose, que leva a um efeito sinérgico, resultando em um clareamento mais lento de triglicerídios.


Bibliografia : http://www.jci.org/articles/view/37385/pdf

Postado por Giuliana M. Moura

Nenhum comentário:

Postar um comentário