quarta-feira, 6 de julho de 2011

Watch N' Ask

(De Radicais Livres - Larissa Braz, Jéssica Vasconcellos, Guilherme M., Pedro Carneiro, Ian Campelo.)
Como é a atuação das células satélites durante a reconstrução das fibras musculares quando em exercício?

     Uma das adaptações ao treinamento de força é a hipertrofia muscular. A tensão empregada no músculo durante este tipo de atividade ocasiona, principalmente no início do treinamento, micro lesões,as quais que podem ser percebidas pelo atleta através da famosa dor do dia seguinte.
     Estas micro lesões acontecem nas estruturas musculares e desencadeiam uma resposta similar à uma inflamação aguda. Diversas células migram para a área lesada, promovendo liberação de uma série de fatores responsáveis por ativar a célula-satélite. Após sua ativação e a proliferação, ocorre o processo de migração para a região lesada, auxiliando a regeneração do músculo.
     A célula satélite se encontra na adjacência da fibra muscular, mais especificamente entre o músculo e o tecido fibroso que reveste esse músculo.
Durante o processo de regeneração, as células satélites contribuem como doadoras de núcleos adicionais para a fibra muscular danificada, objetivando aumentar a síntese protéica, uma espécie de reconstrução da área lesada, proporcionando ao tecido muscular uma incrível capacidade de adaptação em condições de crescimento (hipertrofia) e regeneração (lesão).


Bibliografia: http://www.netcult.com.br/netcult.qps/Ref/PAIA-6YEPEG


Postado por Giuliana M. Moura e Laíssa Batista

Nenhum comentário:

Postar um comentário